Cabos Elétricos

Distribuidor de cabos elétricos há mais de 20 anos

(19) 3738.3399

Nossa equipe comercial está pronta para te atender!

Cabo multiplexado

Cabo multiplexado

De maneira geral, um cabo multiplexado é usado em redes aéreas a fim de repassar as tensões dentro de 0.6 / 1 kV, em estruturas nas alturas, como, por exemplo, situadas em postes, nas fachadas, em locais com muitas arvores, entradas de serviço espaços com poluição ou salinidade acima do normal e ainda ambientes com estrutura física reduzida.

Esse tipo de cabo faz diferença nos processos de instalação em comparação com o sistema convencional com cabos cobertos, bem como o estilo WPP. Em função do curto espaço entre os seus condutores de energia, o cabo multiplexado possui uma reatância de menor capacidade indutiva, gerando força de potência superior. Por consequência, ocorre uma queda de tensão em toda a rede local.

cabo-multiplexado

Diferenciais de um cabo multiplexado

Vale destacar que a utilização de um cabo multiplexado é recomendada ainda para os ambientes com situação mais complexa, como em cidades litorâneas ou serviço em alto-mar, sobretudo, na função de elo em ligas compostas de alumínio. O uso deste tipo de cabo oportuniza ainda a retirada de cruzetas e isoladores, fazendo com que toda a estrutura fique muito mais ágil e barata.

Contudo, o cabo multiplexado necessita contar com uma vedação a base de polietileno termoplástico (PE) ou ainda polietileno reticulado (XLPE). Portanto, o condutor não pode ser mantido em condições com temperatura acima dos 70 graus para os cabos isolados com PE ou ultrapassar o limite de 90 graus para os cabos vedados com XLPE.

A temperatura também deve ser observada com extrema cautela no condutor em sistema de sobrecarga, com restrição para o cabo multiplexado com PE a partir de 90 graus, enquanto a estrutura de XLPE só tem resistência até 130 graus. Além disso, o consumidor precisará encontrar as seguintes informações: a origem certificada, a quantidade de condutores, a matéria-prima do equipamento, a definição da sua vedação, o ano de produção, a norma correspondente e também a tensão de isolação em kV. Todas essas características devem ser achadas no cabo para atender aos requisitos da regulamentação, NBR 8182.

Fale com os nossos especialistas a respeito de um Cabo multiplexado

Com sede no estado de São Paulo, Conduscamp se dedica a distribuição de cabos elétricos para boa parte dos estados brasileiros. A organização trabalha com parceiros nas áreas de comunicação, construção, energia, iluminação, automação e eletroeletrônicos. Está precisando de um cabo multiplexado? Entre em contato com a gente agora mesmo!



Telefones:

(19) 3738-3399

(19) 97406-4137